Actividades de Natal em Família



Há quem diga que o Natal é a “festa da família”. Por isso, este ano, deixamos aqui algumas sugestões de actividades de Natal para fazer em família e deixar que o espírito desta quadra entre pela sua casa. Veja aqui 5 coisas que pode fazer em família, com miúdos e graúdos, durante todo o mês de Dezembro:


1. Abrir o calendário do advento


O calendário do advento começa dia 1 de Dezembro e dura até ao Natal. Os calendários mais comuns são aqueles que encontramos nos supermercados nesta época do ano. Cada dia corresponde a uma janela e traz um chocolatinho. No entanto, há todo o tipo de calendários do advento, até com produtos de cosmética!


Por isso, a nossa sugestão é escolher um calendário do advento com um tema que interesse a toda a família. Assim, todas as noites, depois de jantar, podem abrir o presente desse dia em conjunto. A expectativa que se gera de dia para a dia é como ver uma série e ficar sempre à espera do próximo episódio!


2. Montar um presépio natural


Há duas coisas essenciais na decoração de Natal. Uma é a árvore de Natal, claro. A outra é o presépio. Mas, em vez de comprar um presépio já feito no supermercado, siga o verdadeiro espírito da época. Reúna toda a família para ir procurar ramos secos e musgo para fazer o palheiro. Depois, façam as figuras em gesso ou fimo.


Aproveito para relembrar que, se precisar de ajuda com a decoração de Natal, pode encontrar empresas de decoração de eventos e empresas que organizam eventos de Natal. Às vezes, a realidade supera-nos e é impossível ultrapassar a falta de tempo. Precisamos de admitir as nossas fraquezas!


3. Preparar presentes caseiros


Oferecer presentes de Natal não implica gastar rios de dinheiro em compras. Por que não preparar presentes caseiros? Pode reunir toda a família para preparem lembranças para os vossos amigos e restante família. Nada vai demonstrar tão bem o seu carinho, atenção ao detalhe ou os seus talentos tão bem como um presente feito à mão.


Se gosta de cozinhar, ofereça bolachas de Natal, extracto de baunilha ou bombons caseiros. Se gostar de pintar, ofereça um postal feito à mão. Se gosta de DIY, faça velas aromáticas caseiras. Está a perceber a ideia? De certeza que há alguma coisa que gosta de fazer e que pode oferecer este Natal. 


4. Confeccionar o menu de Natal


Nesta época festiva, há sempre alguém que acaba por cozinhar para toda a gente. Uma só pessoa na cozinha a fazer as rabanadas, os sonhos, o tronco de Natal, o pudim caseiro, a aletria… E de caminho também a assar o perú, as batatas e os restantes acompanhamentos. Não parece muito justo, pois não?


Claro que pode sempre contratar um catering! Aliás, pode encontrar aqui excelentes empresas de catering ao domicílio. Mas, se não prescinde da comida caseira, talvez se possam juntar todos à volta da cozinha para preparar tudo em conjunto. Não só passam tempo em família, como distribuem melhor as tarefas.


5. Passar tempo em conjunto


Mas que importa ter presentes se falta o mais importante? O verdadeiro espírito de Natal não é o consumismo, preparar e oferecer presentes ou confeccionar um banquete. Sim, muitas vezes estas são formas de demonstrar o nosso carinho por quem nos é mais próximo. Oferecer presentes é uma linguagem de amor e cozinhar é cuidar.


Contudo, o mais importante é passar tempo em família. Este Natal, deixe o telemóvel em modo avião e ignore as notificações! Tire uns dias para passar férias com a família. Concentre-se naquilo que é mais importante por si! Se não o fizer, um dia vai arrepender-se. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como prevenir o contacto com o bicho do pinheiro! Alto risco!

Como se deve preparar para a visita de um canalizador?

Como Prevenir Entupimentos de Canos em casa?