Como montar um serviço de catering de sucesso

Sempre teve jeito para a cozinha e quer montar o seu próprio negócio de catering para ganhar um dinheiro extra? Ter jeito para a cozinha é um bom primeiro passo, mas não chega. Aqui ficam algumas dicas de como montar um serviço de catering de sucesso e mudar completamente a sua carreira!

Melhore as suas receitas


O primeiro passo para montar um serviço de catering de sucesso é aprimorar as suas receitas. Afinal de contas, vão ser a base do seu negócio! Tem jeito para fazer rissóis de camarão? Óptimo. Mas teste a receita até que fiquem simplesmente irresistíveis. Talvez uma erva aromática ou uma especiaria diferente que lhe dê um toque único. Se calhar uma truque para que a massa fique mais crocante. 


Depois de já estar completamente satisfeita com a receita, veja se há alguma forma de melhorar a apresentação. Para fidelizar os clientes, tem de haver alguma coisa que lhes apeteça uma e outra vez. 


Defina um menu e um estilo


Agora, construa um menu com as receitas nas quais já se tornou expert. Não só convém que o menu seja coeso para que os clientes queiram encomendar mais do que uma coisa, como também cria uma economia de escala para si. Se construir o menu à volta de um conjunto de ingredientes, por exemplo, evita o desperdício. Por outro lado, também é bom ter um estilo de culinária específico para se distinguir de outras empresas de catering. Por exemplo, comida sem glúten, comida vegetariana, snacks, sobremesas, e por aí em diante. Pense naquilo que o cliente valoriza! 


Calcule os preços


A seguir, defina um preço para cada item do menu. É importante que o preço tenha em consideração o custo dos ingredientes, o tempo de confeção e os recursos necessários (por exemplo, que tem de estar ligado o tempo de forno). Além disso, convém procurar informação sobre o preço de empresas de catering para definir o seu posicionamento. 


Crie uma marca própria


Não há nada de errado com a ‘Dona Fernanda dos rissóis’. No entanto, se quer montar um serviço de catering de sucesso e dar uma imagem mais profissional (que também justifica um preço mais alto), recomendo criar uma marca própria. Defina um nome para o seu negócio de catering e contrate um designer para fazer o logo. Se quiser levar a identidade da marca um pouco mais longe – agora ou no futuro – pode personalizar as embalagens de comida, os pratos e outros consumíveis com o logo. 



Seja activa nas redes sociais


Quando já tiver um menu definido e a sua marca, crie perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok. Em primeiro lugar, as redes sociais são uma excelente forma de apresentar as suas receitas e o seu menu. Mesmo que chegue a clientes de outras formas, o mais provável é que queiram espreitar o aspecto dos pratos! Em segundo lugar, as redes sociais também são uma ferramenta para divulgar o seu trabalho, fazer anúncios e receber mensagens de potenciais clientes.


Registe-se em plataformas online


Se o boca a boca e as redes sociais não chegarem, há uma forma ainda mais eficaz de chegar a potenciais clientes: registar-se em plataformas de prestação de serviços. Neste caso, são os clientes que vão à sua procura (bem, à procura de um serviço de catering) e depois só tem de enviar um orçamento. Por exemplo, se é de Albergaria-à-Velha e alguém estiver à procura de serviços de catering em Aveiro, pode enviar um orçamento em troca de “créditos” previamente comprados. Estima-se que a taxa de conversão deste tipo de plataformas seja de 25% (ou seja, fecha 1 cliente em cada 4). 


A propósito, veja aqui a reportagem da CM nos prémios da Fixando. Li por curiosidade e aparece a história de uma rapariga que lançou um negócio de catering de sucesso graças à plataforma! Curiosamente, apostou num estilo de culinário específico (comida macrobiótica), tal como sugeri acima. Depois diz que, num ano e meio, o negócio catapultou e está sempre a receber pedidos no telemóvel. Portanto, porque não arriscar?


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