Como escolher um serviço de babysitter?

Charles Deluvio

Quer seja por motivos profissionais ou pessoais, nem sempre temos a disponibilidade necessária para tomar conta dos nossos filhos. Não há nada de errado nisso, e nenhuma mamã (ou papá) se deveria sentir culpado por precisar de ajuda! Até a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden, está a fazer da casa dos pais o “quartel general” da campanha eleitoral para que possam fazer babysitting à filha, de apenas dois anos. Mas para quem não tem a possibilidade de pedir ajuda a amigos e familiares, como escolher um serviço de babysitting?


Até aos 3 anos. É importante perceber que até aos 3 anos pode recorrer a um serviço de um ama, que é uma profissional certificada e cujas instalações têm de cumprir determinados requisitos. O serviço de uma ama é uma excelente opção para pais que não conseguiram vaga no infantário e que precisam de alguém para tomar conta dos filhos num horário alargado.


Depois dos 3 anos. Depois dos 3 anos, a maioria dos pais recorre a babysitters para tomar conta dos filhos. Nesta idade as crianças já devem estar a frequentar o pré-escolar, e portanto as babysitters não dispõem de instalações próprias. Pelo contrário, deslocam-se até ao domicílio da família, apenas durante algumas horas, enquanto os pais estão ocupados.


Mas, ao contrário das amas, as babysitters não são certificadas. Qualquer pessoa pode ser babysitter, mas não queremos qualquer pessoa a tomar conta dos nossos babys! Portanto, como escolher um serviço de babysitter?


Pergunte que formação é que a babysitter tem. Não há nenhuma formação específica para babysitters, mas é sempre conveniente perguntar à babysitter que tipo de formação tem. A formação em primeiros socorros, auxiliar de hospital e mesmo práticas de cuidados geriátricos indicam que estão prontas a agir caso haja uma emergência. Se forem crianças mais velhas, pergunte até que ponto estão confortáveis a ajudá-los com trabalhos da escola!


Conheça a sua experiência e peça referências. A outra pergunta que deve fazer é, que experiência tem a cuidar de crianças? Não precisa de ser necessariamente experiência profissional, mas sim a cuidar de irmãos mais novos, sobrinhos ou primos, desde que tenha à-vontade com crianças. Se já fez babysitting antes, peça referências e telefone a outras famílias para confirmar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como prevenir o contacto com o bicho do pinheiro! Alto risco!

Como se deve preparar para a visita de um canalizador?

Como Prevenir Entupimentos de Canos em casa?