Como prevenir o contacto com o bicho do pinheiro! Alto risco!





A “lagarta do pinheiro”, também conhecida como "lagarta processionária” ou “bicho do pinheiro” já é endémica no nosso país. Trata-se de uma praga que afecta os pinheiro e os cedros. O nome deve-se ao facto de andarem em “procissão”, ou em fila, descendo dos ninhos que fazem nos árvores até o solo.


O seu corpo está coberto de pêlos urticantes, de cor alaranjada, que se espalham pelo ar à medida que o bicho do pinheiro se desloca. São estes pêlos que, quando entram em contacto com a pele ou as mucosas, causam uma reacção alérgica nas pessoas e nos animais.


Para prever o contacto com o bicho do pinheiro, evite levar o seu cão a passear a parques e zonas com ninhos de processionária.


Sintomas de picada pelo bicho do pinheiro:



Se o seu cão entrou em contacto com o bicho do pinheiro, pode notar os seguintes sintomas:


  • Alterações nos locais de exposição: comichão e irritação no local da picada, ardor, eritema (pele avermelhada) e edema (inchaço);
  • Inflamação da boca, língua e lábios;
  • Inflamação das pálpebras e úlceras na córnea: olhos avermelhados, prurido e edema;
  • Inflamação da cavidade nasal, tosse e dificuldade em respirar, no caso da inalação dos pêlos.


Se o seu animal de estimação foi picado por um dos pêlos da lagarta processionária, procure veterinários no porto ou veterinários em lisboa imediatamente. Trata-se de uma urgência veterinária! Se o cão não for socorrido a tempo, pode perder parte da língua ou parte dos lábios. Nos casos mais graves, pode mesmo levar à morte por asfixia.



Como reagir à picada do bicho do pinheiro?


Em caso de contacto com um dos pêlos urticantes da lagarta do pinheiro, não há nenhum antídoto para a intoxicação. O tratamento é sobretudo paliativo, para fortalecer o sistema imunitário. Imediatamente a seguir à picada:


  • Lave pele com água corrente abundante;
  • Remova os pêlos que podem ter ficado da pele;
  • Aplique creme hidratante no local e tome um anti-histamínico.

Se também tiver sido mordido e precisar de assistência, chame o 112.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como se deve preparar para a visita de um canalizador?

Como Prevenir Entupimentos de Canos em casa?