Raiva canina: como prevenir?




A vacina da raiva é a única vacina obrigatória para os cães em Portugal e Espanha. Em Portugal, é obrigatória desde 1925, há quase 100 anos! E por bons motivos: a vacina antirrábica é a única medida de prevenção contra a doença da raiva.


Ainda não tem um médico veterinário para o seu cão? Não se esqueça que, além da vacina da raiva, também é obrigatório colocar e registar o microchip. Procure aqui veterinários no Porto e veterinários em Lisboa. Veja também outras vacinas caninas recomendadas.

O que é raiva canina?

A raiva canina é uma doença viral que afecta o sistema nervoso central. Infelizmente, é fatal em quase 100% dos casos. A doença existe em todos os mamíferos, incluindo nos humanos. A forma mais comum de contágio é a mordida por um animal infectado.

Quais são os sintomas da raiva?


Nos humanos, o primeiro sintoma é uma sensação de formigueiro ou de queimadura no local da picada, seguida de febre. Se não for tratada logo após a mordida, a doença é fatal na maioria das vezes.


Nos cães, considera-se que a doença se desenvolve em três fases:
  • Fase prodrómica, que dura entre 1 a 3 dias, sem sintomatologia específica ou alteração do estado geral. Os tutores podem notar algumas alterações inespecíficas, como urinar com mais frequência, sonolência ou agitação. Em alguns casos, há uma reacção exagerada a ruídos e fobia à luz.
  • Fase de excitação, que dura entre 3 a 4 dias, em que os sintomas começam a notar-se mais. O cão fica cada vez mais agitado e agressivo, como se não tivesse medo. As pupilas ficam dilatadas (ainda mais sensibilidade à luz) e mais sensível aos barulhos. Também é normal ter comichão no local da mordedura.
  • Fase de paralisia, entre 2 a 4 dias, em que há paralisia muscular, incapacidade de comer, produção excessiva de saliva, mandíbula caída e uivos. A paralisia dos músculos respiratórios acaba por levar à morte do cão.

A melhor forma de prevenir a raiva canina é vacinar o seu cão. Se vai viajar para um país em que a raiva ainda é endémica, evite que o seu cão entre em contacto com outros animais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como prevenir o contacto com o bicho do pinheiro! Alto risco!

Como se deve preparar para a visita de um canalizador?

Como Prevenir Entupimentos de Canos em casa?