Como saber quanto vale a minha casa?



Sabe quanto vale realmente a sua casa? Se fez uma pesquisa de imóveis antes da pandemia, é possível que tenha visto preços mais elevados do que nunca. Se procurar agora, o preço das casas baixou – especialmente nos alugueres. Portanto, como é que se a casa sobrevive às flutuações do mercado?


Por outro lado, não se pode basear só nos anúncios. Deve ter em consideração que muitos anúncios inflacionam os preços. Quase sempre um negócio imobiliário é negociável. Alguns consultores imobiliários fazem-no propositadamente para despistar compradores com menos disponibilidade monetária ou para parecer que estão a oferecer um “desconto” ou uma “descida de preço”.


Contudo, se precisa de saber quanto vale a sua casa para servir de garantia contra um empréstimo, o melhor é confirmar e contratar um serviço de avaliação de imóveis. No caso de ter herdado um imóvel e pretender saber o valor para resolver disputas com outros herdeiros – por exemplo, caso pretenda ficar com a totalidade do imóvel e quiser apurar o valor a pagar aos seus familiares – convém optar pelo mesmo serviço.


Ainda assim, se o objectivo for só vender o imóvel para repartir o dinheiro, ou vender uma segunda casa que já não usa, pode contactar um agente imobiliário directamente. Pergunte ao agente qual será o preço de mercado do imóvel e a facilidade com que espera vendar o imóvel. Se lhe parecer um bom negócio, averigue quais são as condições para o agente intermediar a venda do imóvel (regime de exclusividade, percentagem da comissão, entre outras).


Caso o valor da sua casa seja inferior ao esperado, pergunte que factores podem valorizá-la. É possível que possa aumentar o valor do imóvel com algumas obras, melhorias na certificação energética ou até um projecto de decoração. Além disso, não se esqueça de ter em consideração o que vai gastar em licenças, certidões e impostos. Procure o preço de outros serviços na Fixando para encontrar tudo o que precisa e conseguir o máximo lucro com este negócio!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como prevenir o contacto com o bicho do pinheiro! Alto risco!

Como se deve preparar para a visita de um canalizador?

Como Prevenir Entupimentos de Canos em casa?