Como pedir o Certificado Energético?





Se vai vender ou alugar a sua casa, precisa de pedir um certificado energético. O certificado deve ser apresentado a partir do momento em que põe o imóvel no mercado e tem de ser obrigatoriamente apresentado ao inquilino ou comprado no momento em que assina o contrato. Além disso, o certificado energético também é obrigatório para edifícios e condomínios que fazem intervenções iguais ou superiores a 25% do valor do imóvel.

Para que serve o certificado energético?


A certificação energética avalia o consumo energético do imóvel, um pouco como acontece com os electrodomésticos. Consoante a avaliação do técnico da Agência para a Energia (ADENE), é-lhe atribuído um certificado numa escala que vai de A + (muito eficiente) a F (muito pouco eficiente). Além disso, o certificado também inclui algumas sugestões para diminuir o consumo energético como a climatização e o aquecimento de águas. Vale a pena recordar que o certificado é válido para 10 anos, por isso durante esse período pode fazer várias transações sem pedir um novo.

Como pedir o certificado energético?


O certificado tem de ser emitido por um técnico qualificado pela ADENE. Por isso, pode procurar um técnico para fazer o certificado energético perto de si na Fixando ou através do site Certificar é Valorizar. O valor depende de técnico para técnico, por isso vale a pena pedir mais do que um orçamento (na Fixando recebe até 5 orçamentos) para comparar preços. Depois de pagar ao técnico, ainda tem de assumir os custos com o registo do certificado, que variam entre os 28€ (para um T0) até aos 65 (para T6 ou superior) + IVA.

Para ter uma ideia de quanto pode custar contratar um técnico, veja também o preço dos serviços para a casa aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como prevenir o contacto com o bicho do pinheiro! Alto risco!

Como se deve preparar para a visita de um canalizador?

Como Prevenir Entupimentos de Canos em casa?