Como parar de roer as unhas? Consulta de psicologia?





É daquelas pessoas que rói as unhas? Talvez não preste muita atenção a esse hábito, já que é uma coisa que faz sem pensar. E até é uma coisa comum! Afinal de contas, 30% da população mundial rói as unhas. A questão é roer as unhas pode ser um hábito que está frequentemente associado à ansiedade.


Outra característica de roer as unhas (onicofagia) é que geralmente começa na infância ou na adolescência. Por isso, é uma compulsão muito difícil de superar. As pessoas com onicofagia encontram prazer e relaxamento ao roer as unhas. Outras usam-no para lidar com a timidez, com a fome ou com a insegurança.


Obviamente, nem sempre roer as unhas está directamente relacionado com a ansiedade e outros transtornos mentais. No entanto, em quase um quinto dos casos, as pessoas com onicofagia também sofrem de ansiedade. Noutros, o hábito acaba por provocar infecções, mutilações e outras lesões que não devia ignorar.


Como deixar de roer as unhas?


Há vários métodos conhecidos para deixar de roer as unhas. Um dos mais conhecidos é pintar as unhas com um verniz que saiba mal. Outras pessoas optam por colocar pimenta nas mãos ou colocar unhas postiças. Há ainda outros métodos, como mascar chicletes e usar bolas anti-stress.


Contudo, todos estes métodos têm algo em comum: não lidam com a origem do problema. No caso de ser um reflexo de um problema de saúde mental, é crucial procurar uma terapia para a ansiedade, nomeadamente psicoterapia ou terapia cognitivo-comportamental. Pode encontrar serviços de psicologia no Porto e psicologia em Lisboa aqui.


Frequentemente, o onicofagia associada ao stress coincide com o bruxismo, músculos tensos e pernas inquietas. Se nota esses pequenos sinais, e se costumam acentuar-se em situações de stress, a terapia é a única forma de conseguir alterar os seus comportamentos a longo prazo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como prevenir o contacto com o bicho do pinheiro! Alto risco!

Como se deve preparar para a visita de um canalizador?

Como Prevenir Entupimentos de Canos em casa?