Como fazer a manutenção de um pavimento? 6 Dicas
A manutenção do pavimento ajuda a manter o chão em bom estado durante muito tempo. Mas há alguns truques! É importante usar os produtos de limpeza adequados, encerar ou envernizar (se for de madeira) e ter alguns cuidados para evitar os riscos. Vejamos então como fazer a manutenção de um pavimento.

Porquê fazer a manutenção do pavimento?
Em primeiro lugar, a manutenção do pavimento ajuda a que dure mais tempo. Mas esta não é a única vantagem. Um chão mais limpo diminui o risco de quedas, melhora a qualidade do ar, evita crises respiratórias em pessoas com asma e rinite, e cria um ambiente mais agradável e mais confortável.
Como manter e limpar pavimentos?
Aqui ficam algumas dicas para manter os pavimentos flutuantes, de madeira e os pavimentos cerâmicos em bom estado:
Manutenção e limpeza para pavimentos laminados e vinílicos
A madeira é sensível à água. Por isso, se tem um pavimento laminado (flutuante), pavimento vinílico ou em madeira maciça, precisa de usar a água com muito cuidado. No dia a dia, é recomendável usar apenas a vassoura e o aspirador para limpar o pó. No entanto, por vezes pode ser necessário uma limpeza mais a fundo.
Nesse caso, use sempre um detergente apropriado para o tipo de piso que tem em sua casa. Nas lojas de bricolage encontra detergentes próprios para vinílicos e laminados. Esta é a melhor forma de garantir que não danifica a cor nem o aspecto do pavimento flutuante. Depois, não se esqueça que deve espremer bem a esfregona antes de limpar.
Limpeza de pavimentos cerâmicos
Para revestimentos cerâmicos, pode-se usar água mais à vontade. No entanto, um detergente suave e água morna são suficientes. Não há necessidade de utilizar lixívia ou amoníaco, que podem danificar não só o pavimento, como também libertam um cheiro nocivo e desagradável.
Manutenção de pisos em madeira maciça (soalho)
Se tem um soalho de madeira, a situação é diferente. Embora exija muitos cuidados para limpar – deve evitar a água em qualquer circunstância – é sempre possível afagar o chão para remover riscos e pequenos danos que vão acontecendo com o tempo. Aliás, é possível fazer alguns remendos de tempos a tempos mesmo sem fazer manutenção.
Pode usar um removedor de cera para remover as camadas antigas de cera. Depois de remover a primeira camada de cera, aplique uma cera nova. A cera vai devolver o brilho natural ao chão de madeira. Mais: funciona como uma camada de protecção extra, que evita riscos e aumenta a resistência do piso.
Protecção dos móveis
Outro cuidado para assegurar a manutenção do pavimento é proteger os pés dos móveis. Há algumas almofadas de feltro que pode colar nos pés das cadeiras e dos móveis para evitar arranhões no pavimento. Desta forma, pode arrastar os móveis quando for preciso, inclusive para limpar, sem riscar o chão.
Use um desumidificador
A humidade excessiva é prejudicial para muitos tipos de pavimentos, especialmente os de madeira. Portanto, para manter o pavimento em bom estado durante mais tempo, utilize desumidificadores em casa. Desta forma, evita a acumulação de água nos pavimentos de madeira e nas paredes.
O que fazer a o seu pavimento já estiver riscado?
No caso do seu pavimento flutuante já ter vários riscos e estar danificado, infelizmente não há nada a fazer. O pavimento flutuante, seja laminado ou vinílico, não se pode remodelar. Ao contrário do que acontece com o pavimento em madeira maciça, o pavimento laminado não se pode afagar ou encerar. Portanto, nesses casos, o melhor é usar algumas caixas suplentes para substituir a parte que já está riscada ou em mau estado.
Se já não tem caixas suplentes, tem de substituir o pavimento na totalidade. Pode encontrar uma empresa para fazer a remodelação ou instalação de pavimento flutuante aqui. O preço do pavimento flutuante é bastante acessível, pode durar entre 15 a 20 anos, e basta ter alguns dos cuidados de manutenção que sugeri aqui para garantir que tem mesmo essa durabilidade. Aliás, recomendo perguntar ao fabricante quais são os produtos mais adequados para limpar.
Comentários