Monitorização e Desempenho de Painéis Solares: Ferramentas e Dicas
Instalar painéis solares em sua casa é uma forma de poupar na factura da luz, melhorar o certificado energético do imóvel e promover o uso de energias renováveis. Mas, para ter retorno no investimento, precisa de garantir que os painéis solares estão a funcionar bem durante muitos, muitos anos. Portanto, hoje deixo aqui algumas ferramentas e dicas para monitorizar os painéis solares e maximizar o seu desempenho!
Como monitorizar e melhorar o desempenho dos painéis solares
Não há grandes segredos para monitorizar e melhorar o desempenho dos painéis solares. Tal como os carros, a maioria dos painéis solares tem painéis de controlo. É através destes painéis que pode verificar se está tudo ordem ou se há algum indicador fora do normal. Dito isto, resumo aqui os principais cuidados que devem ter para monitorizar e melhorar o desempenho dos painéis solares:
Limpar os painéis solares antes do verão: uma das dicas para melhorar o desempenho dos painéis solares é fazer uma limpeza regular. Durante o Outono e o Inverno, é normal que se acumulem sujidade, poeira e folhas na superfície. Infelizmente, esta sujidade bloqueia a luz solar, o que compromete a eficiência dos painéis. Por isso, recomendo fazer uma limpeza antes do Verão.
Ver o controlador ou o display do painel solar: os painéis solares têm painéis de controlo que permitem avaliar o estado do sistema. No caso de haver algum problema eléctrico, nomeadamente nos inversores, os painéis mais avançados mudam os indicadores. No caso de haver algo fora do normal, é importante chamar um técnico assim que possível. As empresas que fazem instalação de painéis solares também costumam prestar serviços de assistência.
Monitorizar a produção de energia: outro indicador muito importante na monitorização do desempenho de painéis solares é a produção de energia. O painel solar deve ter uma ferramenta que permite controlar a quantidade de energia produzida. Se houver uma queda nessa produção (sem alterações significativas no tempo), é sinal que pode haver um problema.
Controlar o desempenho de cada painel: se tem mais do que um painel solar em sua casa, não se esqueça que precisa de monitorizar o desempenho de cada painel e não só a produção de energia total. Isto porque, apesar de estarem sujeitos a condições atmosféricas muito semelhantes, pode haver um problema num painel e não noutros!
Instalar sensores de temperatura: outra forma de monitorizar os painéis solares é instalar sensores de temperatura que meçam a temperatura na superfície no painel. Para serem mais eficientes, os painéis solares devem operar dentro de uma certa faixa. Se houver sobreaquecimento (e não vai saber se há sem a ajuda dos sensores), é normal que a produção de energia mude.
Inspecionar os painéis: não menospreze o valor de uma inspecção visual aos painéis! Basta olhar para detectar alguns problemas: se há rachaduras ou fissuras nos painéis; se há sinais de corrosão nas estruturas de suporte; ou se há sombras que podem afectar a eficiência dos painéis. Em qualquer um dos casos, quanto mais cedo detectar o problema, melhor.
Podar as árvores: e por falar em sombras, uma das dicas para melhorar o desempenho dos painéis solares é garantir que o painel não está muito tempo à sombra. Por isso, é recomendável podar as árvores de forma a garantir que não vão sombrear o painel. E, se está a pensar plantar mais árvores no jardim, lembre-se que não ficam sempre pequenas. Escolha bem o sítio onde vai plantar!
Verificar as ligações eléctricas: finalmente, não se esqueça que o painel solar tem um sistema eléctrico por dentro, que é o que permite produzir energia. Por isso, convém fazer uma manutenção anual para verificar os cabos, garantir que não há corrosão e substituir os componentes danificados. Se quiser, pode aproveitar esta revisão anual para fazer uma limpeza ao painel.
Nada muito complicado, pois não? Com alguns cuidados básicos de monitorização, pode garantir que os seus painéis solares têm mais rendimento e que maximiza o seu investimento. E se ainda não têm painéis solares em vossa casa, do que estão à espera? Deixo aqui o link para confirmarem o preço dos painéis solares!
Comentários