Qual a diferença entre uma ama e uma babysitter?



Se tem filhos pequenos e não tem onde os deixar, talvez esteja a pensar contratar uma ama ou uma babysitter. O que talvez não saiba é que as duas coisas não são iguais! Conhece a diferença entre uma ama e uma babysitter?


Quem pode trabalhar como ama em Portugal?


Em primeiro lugar, importa recordar que a profissão de ama é regulada em Portugal. Para abrir actividade como ama, a pessoa tem de cumprir uma série de requisitos: ter pelo menos 21 anos, a escolaridade obrigatória e uma declaração médica que ateste a sua capacidade para ser cuidadora.


Além disso, o domicílio onde recebe as crianças deve cumprir normas de segurança e higiene, ter uma zona lúdica e outra de descanso. As amas só podem receber até 4 crianças de cada vez e a actividade só está prevista para crianças até aos 3 anos, idade em que devem começar a frequentar o ensino pré-escolar. Se não quer ter os seus filhos num berçário ou no infantário antes dos 3 anos, procure aqui serviços de ama.


Então, o que é uma babysitter?


Por outro lado, a profissão de babysitter não está regulamentada. Por isso, muitas vezes as babysitters são estudantes que precisam de ganhar algum dinheiro extra (e, portanto, não cumprem os requisitos para ser ama). Além disso, a babysitter é que se desloca à residência familiar, em vez de receber crianças em sua casa.
 
Trata-se de um trabalho informal, normalmente sem qualquer tipo de contrato nem garantias de segurança. No entanto, pode ser muito útil contratar serviços de babysitter quando quer ir jantar fora ou ir a um evento que não é apropriado para crianças. Só tem de ter as devidas precauções! Veja aqui algumas dicas para escolher um serviço de babysitting.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como prevenir o contacto com o bicho do pinheiro! Alto risco!

Como se deve preparar para a visita de um canalizador?

Como Prevenir Entupimentos de Canos em casa?